Consta que durante esta semana o programa Ídolos recebeu*
mais de um milhão e quinhentos mil telefonemas para a escolha do vencedor da
segunda edição do programa. Nem admito que 15% da população tenha votado, a
pagar, num programa televisivo quando apenas 40% da mesma população se dá ao
trabalho de votar, de graça, nas eleições nacionais; quero, sim, pensar que os
mais aficionados por este fenómeno tenham votado várias dezenas de vezes –
hipótese que reduz a paranóia social a algumas dezenas de milhares de pessoas.
Feitas as contas por alto, efectuou-se uma transferência – só nesta semana! –
de 1.080.000€ do rendimento das famílias** para a produção do referido
programa. Somem a este valor o dinheiro gasto todos os domingos durante
os últimos três, quatro, cinco meses que o programa esteve no ar e concluímos
que uma fatia jeitosa do PIB português foi afecta à missão colectiva de mandar
um gajo estudar música em Londres. Quando se diz que um dos principais problemas
do país é o de investir pouco na educação penso que não é este tipo de
investimento que os especialistas recomendam.
*0.6€ + IVA
**[Consumo = Rendimento Disponível – Poupança (ou
Investimento)]; das aulas de Macro.
publicado em 15.02.2010